Show simple item record

dc.contributor.advisorPorto, Leonardo Sartoript_BR
dc.contributor.authorSevero, Anéte Terezinhapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:39Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35837pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata de refletir sobre o método fônico, metodologia integrante do Programa de Alfabetização, adotado pela escola em parceria com a secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, e as contribuições das arquiteturas pedagógicas, Mapas conceituais e Projetos de Aprendizagem, no contexto da sala de aula, adaptados ao processo da alfabetização e letramento de alunos de 1° ano do Ensino Fundamental de nove anos, aos seis anos de idade. Portanto, seu foco está na alfabetização e letramento, constituídas entre metodologia fônica, arquiteturas pedagógicas e educação visando a construção de aprendizagens significativas por parte destes sujeitos, inseridos na referida turma. Esta reflexão se constitui a partir das atividades realizadas durante o Estágio Docente no 1º semestre de 2010, numa Escola Estadual no município de Montenegro. Este estudo tem caráter de análise, que se organiza a partir de observações, anotações e análise das produções dos alunos. No período do Estágio foram desenvolvidos os Projetos de Aprendizagens que surgiram da curiosidade dos alunos. E também, por textos trazidos pelo programa de alfabetização, que apontavam para situações vividas em sala de aula. Entre os temas trabalhados está o intitulado, “Apelidos”. Este projeto surgiu a partir da necessidade de trabalhar valores, pois o referido assunto era algo muito pertinente entre os sujeitos da turma, pois o mesmo gerava conflitos entre os alunos. Este Projeto de Aprendizagem teve sua origem a partir da leitura de um texto chamado “Meu nome não é esse” que tratava da história de um menino, que sofria devido aos “nomes”, (apelidos) que os colegas da turma lhe atribuíam. Ao realizarmos a leitura deste texto, ouve a identificação de muitos alunos da turma, com o menino da história. A partir de então, combinamos a construção deste Projeto de Aprendizagem, nele buscamos identificar e compreender os pontos positivos e negativos dos “nomes”, à pessoa que está recebendo-os. Fez parte do planejamento, várias arquiteturas pedagógicas, e a metodologia fônica, ao mesmo tempo, motivo pelo qual este trabalho discute sobre a possibilidade de combinar as metodologias pedagógicas, ditas fônicas e significativas. Arquitetura pedagógica é uma proposta de atividade fundamentada no trabalho cooperativo com o uso de diferentes suportes pedagógicos, entre eles estão os mapas conceituais, que é uma excelente ferramenta a auxiliar na condução às aprendizagens significativas. A partir de aportes teóricos baseados na contribuição de Magda Soares, João Batista Araújo e Oliveira, Paulo Freire, Fernando Hernández, David P. Ausubel e Joseph Novak para o estudo sobre este assunto, apresentam-se, neste texto, algumas definições dos elementos constituintes de uma arquitetura pedagógica, no âmbito da aprendizagem significativa, destacando o quanto elas permitem que os alunos realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos, como também sobre a metodologia fônica para atingir uma escrita e principalmente, fluência na leitura. Portanto, as propostas pedagógicas enfocadas neste trabalho são os projetos de aprendizagem e o método fônico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO método no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças de seis anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record