Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Andréia Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:35Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35824pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta alguns dos efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos, resultantes de observações e constatações sobre a prática de estágio em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, do curso de Pedagogia - Educação a Distância (UFRGS). O escopo do texto evidencia alguns tipos de alterações na prática de construção de conhecimento entre educador (a) e educandos (as) quando da utilização das ferramentas tecnológicas existentes no laboratório de informática da escola – instrumentos já conectados à rede de internet. O embasamento teórico expresso define conceitos de ciberespaço e a partir disso fica demonstrado, através da análise de falas de alunos e professores, no todo do trabalho, os impactos ocorridos com a mudança de atitude de professor(a) e alunos(as) após o estabelecimento do contato com os ambientes virtuais da web. O estágio realizado teve como ferramenta mediadora da construção de conhecimentos a arquitetura pedagógicas de um Blog, no qual alunos postavam imagens e produziam textos. O estágio foi realizado no Instituto Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Carmo entre os meses de abril a junho do ano de 2010. No trabalho fica demonstrado que o planejamento do professor tem que ser flexível às sugestões de mudanças de enfoques didáticos advindas da curiosidade dos alunos, geradas com utilização do laboratório de informática. O texto evidencia que a produção das aulas no ambiente do laboratório de informática da escola, além de dinamizar e redefinir o papel dos alunos no processo de construção de conhecimento resgata, com maior naturalidade e ludicidade, a função da efetivação das relações de colaboração e comunicabilidade como fatores fundamentais no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, o que gera uma maior autonomia e assunção mais protagônica do educando nas ações de sua própria formação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.title“os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794985pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples