Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorGuedes, Edilaine Fernanda Velhopt_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35814pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições das arquiteturas pedagógicas utilizadas com apoio da tecnologia virtual e adaptadas ao processo de letramento de alunos de 3° ano, portanto, seu foco são exatamente as interfaces constituídas entre arquiteturas pedagógicas e educação visando à produção de aprendizagens significativas por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta reflexão se constitui a partir das atividades realizadas durante o Estágio Docente no 1º semestre de 2010, numa Escola Municipal de São Leopoldo. É uma pesquisa de caráter qualitativo que se organiza a partir de observações participantes e análise das produções dos alunos. No período do Estágio, foi desenvolvido um Projeto de Aprendizagem intitulado Grécia Antiga, sua mitologia e seus heróis. O projeto surgiu da curiosidade dos alunos sobre as pinturas na parede do corredor da sala de aula e que apresentam imagens da Grécia Antiga. Do interesse pelas imagens na parede derivaram perguntas que conduziram ao estudo sobre a Grécia Antiga, a mitologia e os heróis gregos. Fizeram parte do planejamento várias arquiteturas pedagógicas, motivo pelo qual este trabalho discute sobre a possibilidade de combinar os recursos tecnológicos com os pedagógicos. Arquitetura pedagógica é uma proposta de atividade fundamentada no trabalho cooperativo com o uso da tecnologia e leva a aprendizagens significativas. A partir de aportes teóricos baseados na contribuição de Léa Fagundes, José Valente e Paulo Freire para o estudo sobre este assunto, apresentam-se, neste texto, algumas definições dos elementos constituintes de uma arquitetura pedagógica, destacando o quanto elas permitem que os alunos realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos. As propostas pedagógicas enfocadas neste trabalho são o projeto de aprendizagem e a aprendizagem Incidente – dois tipos de arquiteturas pedagógicas. Conclui-se que é muito importante, para o processo de ensino-aprendizagem, que o professor conheça tanto as teorias de aprendizagem como os recursos disponíveis que podem ser aplicados. Com a realização deste trabalho somada à reflexão sobre ele, foi possível produzir conhecimento sobre as arquiteturas pedagógicas aplicadas em sala de aula, descobrindo, na prática, um dos novos papéis do professor na sociedade do conhecimento: o de auxiliar os alunos a procurar, filtrar, selecionar, aceitar ou recusar informações e produzir conhecimento a partir delas. Com o uso da tecnologia, a relação entre educandos e educadores tende a ser mais próxima, podendo-se, através do diálogo e da afetividade, cultivar, explorar e manter a motivação que os alunos apresentam ao manusear computadores para pesquisar e produzir conteúdo. O uso de arquiteturas pedagógicas permite aos alunos disporem de atividades instigantes e desenvolve métodos de trabalho interativos e construtivos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.titleArquiteturas pedagógicas : uma experiência de aplicação em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815446pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem