Aplicando a lei 10.639/03 numa turma do quinto no do ensino fundamental
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A diversidade cultural presente no espaço escolar, além de ser motivo para aprendizagens, interfere negativa e positivamente nas relações. Considerando a presença de situações de preconceito envolvendo alunos afrodescendentes e baixaestima destes em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental no município de Canoas, o presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar diferentes estratégias de aplicação da Lei 10639/03, visando a diminuição do preconceito e melhorando a autoestima dos alunos ...
A diversidade cultural presente no espaço escolar, além de ser motivo para aprendizagens, interfere negativa e positivamente nas relações. Considerando a presença de situações de preconceito envolvendo alunos afrodescendentes e baixaestima destes em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental no município de Canoas, o presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar diferentes estratégias de aplicação da Lei 10639/03, visando a diminuição do preconceito e melhorando a autoestima dos alunos afrodescendentes. Analisando o desenvolvimento dessas estratégias, percebe-se que é possível haver uma mudança de atitude dos alunos no sentido de diminuir as tensões que se estabelecem na sala de aula por conta de abrigar sujeitos de diferentes etnias, e elevar a autoestima dos alunos afrodescendentes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License