Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPorto, Leonardo Sartoript_BR
dc.contributor.authorLeal, Fabiana Velosopt_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:27Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35810pt_BR
dc.description.abstractEste estudo surgiu durante o estágio curricular do curso de Pedagogia Modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolvido com uma turma de alfabetização (segundo ano do Ensino Fundamental). Nessa turma a família dos alunos participava muito pouco da vida escolar dos seus filhos, despertando assim a curiosidade em saber como se dava essa relação. Esse trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da família nos processos de letramento e alfabetização dos alunos. Destaco o papel da família na formação do indivíduo e a importância da sua parceria com a escola, a fim de que a aprendizagem da criança ocorra de forma eficiente e eficaz. Os resultados obtidos durante a análise, reflexão e produção desse trabalho, demonstram que muitas famílias ainda não participam ativamente no processo escolar de suas crianças, havendo a possibilidade de acarretar consequências para o desenvolvimento das crianças, como o desinteresse pelos estudos, desvalorização e carência afetiva, entre outras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleFamilia e escola : uma parceria fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPicetti, Jaqueline Santospt_BR
dc.identifier.nrb000815386pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples