Uma análise do critério cronológico como fator único para ingresso no 1° ano do ensino fundamental no município de Ivoti
dc.contributor.advisor | Rapkiewicz, Clevi Elena | pt_BR |
dc.contributor.author | Hanauer, Cristina Luiza Metz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35737 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema deste trabalho é a análise do critério cronológico utilizado para ingresso dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Ivoti. Os alunos das turmas de Nível 5 ou Pré B da Educação Infantil, conforme o Regimento Escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, precisam ter 6 anos completos até 31 de março para ingressar no 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Assim, foi estabelecida a seguinte questão de pesquisa: o critério cronológico deve ser o único fator determinante para ingresso dos alunos no 1° ano do Ensino Fundamental no município de Ivoti? Este projeto – uma análise da adoção do fator cronológico como único critério para a admissão dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental na rede mencionada – relaciona e fundamenta as possíveis consequências negativas da adoção desse critério único no desenvolvimento dos alunos. O estudo de caso, metodologia utilizada, inclui investigação em sala de aula, na Escola Municipal de Educação Infantil Bem Querer. A fundamentação teórica, embasada nas principais contribuições de Jean Piaget e Lev Vygotsky na sistematização do desenvolvimento da inteligência humana, aborda a temática da maturidade psicológica para a aprendizagem e indica, finalmente, a possibilidade de existirem variações significativas nos interesses e habilidades dos alunos, independente de sua idade. Pode-se supor que a utilização do fator cronológico como único critério para a promoção ou ingresso dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental deve ser analisada com cuidado, por desconsiderar outros fatores, condições e experiências de cada criança em particular. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Uma análise do critério cronológico como fator único para ingresso no 1° ano do ensino fundamental no município de Ivoti | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000815882 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | São Leopoldo, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)