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dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorHanauer, Cristina Luiza Metzpt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:45Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35737pt_BR
dc.description.abstractO tema deste trabalho é a análise do critério cronológico utilizado para ingresso dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Ivoti. Os alunos das turmas de Nível 5 ou Pré B da Educação Infantil, conforme o Regimento Escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, precisam ter 6 anos completos até 31 de março para ingressar no 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Assim, foi estabelecida a seguinte questão de pesquisa: o critério cronológico deve ser o único fator determinante para ingresso dos alunos no 1° ano do Ensino Fundamental no município de Ivoti? Este projeto – uma análise da adoção do fator cronológico como único critério para a admissão dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental na rede mencionada – relaciona e fundamenta as possíveis consequências negativas da adoção desse critério único no desenvolvimento dos alunos. O estudo de caso, metodologia utilizada, inclui investigação em sala de aula, na Escola Municipal de Educação Infantil Bem Querer. A fundamentação teórica, embasada nas principais contribuições de Jean Piaget e Lev Vygotsky na sistematização do desenvolvimento da inteligência humana, aborda a temática da maturidade psicológica para a aprendizagem e indica, finalmente, a possibilidade de existirem variações significativas nos interesses e habilidades dos alunos, independente de sua idade. Pode-se supor que a utilização do fator cronológico como único critério para a promoção ou ingresso dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental deve ser analisada com cuidado, por desconsiderar outros fatores, condições e experiências de cada criança em particular.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUma análise do critério cronológico como fator único para ingresso no 1° ano do ensino fundamental no município de Ivotipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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