Show simple item record

dc.contributor.advisorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Nair Marili Monroept_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35736pt_BR
dc.description.abstractO processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA literatura infantil na formação de futuros leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000795223pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record