Sala de aula improvisada : novo espaço, novas aprendizagens
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho descreve e analisa a prática pedagógica, desenvolvida ao longo do meu estágio curricular obrigatório de 180horas, de abril a julho de 2010, do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS, realizado com uma turma de 32 alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Alvorada, RS. Em uma sala de aula instalada, provisoriamente, em um galpão que não era próprio para o ensino, com pouca ventilação e isolamento acústico muito precário, desenvolvi atividades dive ...
O presente trabalho descreve e analisa a prática pedagógica, desenvolvida ao longo do meu estágio curricular obrigatório de 180horas, de abril a julho de 2010, do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS, realizado com uma turma de 32 alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Alvorada, RS. Em uma sala de aula instalada, provisoriamente, em um galpão que não era próprio para o ensino, com pouca ventilação e isolamento acústico muito precário, desenvolvi atividades diversificadas, buscando nas práticas utilizadas maneiras de conciliar o desafio com o desenvolvimento cognitivo da turma. Trabalhar com os alunos a construção de regras também foi importante para uma boa convivência nesse espaço. Durante este período, os únicos recursos com os quais podia contar eram o quadro, o giz, uma câmera digital e o apoio dos professores das horas atividades de Recreação, Educação artística e Hora do Conto. Mesmo na hora do recreio, os alunos permaneciam nas salas de aulas, por falta de espaço próprio para o lazer. Acredito que os trabalhos em grupo, as atividades lúdicas e de pesquisa e atividades que levavam em conta a realidade dos alunos foram recursos importantes para trabalhar com eles nesse espaço improvisado que tínhamos, incentivando a interação entre os alunos, estimulando a curiosidade e a aprendizagem. Para fundamentar teoricamente este trabalho busquei apoio nas leituras de BROUGÉRE, FORTUNA, FREIRE, FRIEDMANN, PERIN, entre outros. As condições do espaço, organização, recursos, diversidade de ambientes internos e ao ar livre, limpeza, segurança, etc. são fundamentais, mas são as interações que qualificam o espaço. Mesmo estando em um local que não é próprio para o ensino (galpão), foi possível realizar um trabalho pedagógico de qualidade, pois tinha também o amparo das minhas colegas e equipe diretiva. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1371)
Este item está licenciado na Creative Commons License