Hora do conto, oficina matemática e educação inclusiva
dc.contributor.advisor | Costa, Iris Elisabeth Tempel | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Jurema da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35712 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho relata e analisa a prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola municipal de Alvorada/RS, com uma turma de vinte e oito alunos do segundo ano do ensino fundamental. Dentre os alunos, quinze apresentavam diferentes necessidades educacionais especiais e três alunos tinham um histórico de repetências, ocasionados por fatores que ainda não foram detectados por profissionais especializados. Neste contexto e com poucos recursos, a questão levantada e que buscamos investigar versou sobre a possibilidade de tecermos uma rede de propostas pedagógicas para incluir, alfabetizar e letrar, usando atividades como a Hora do Conto e Oficinas matemáticas. Procurou-se desenvolver atividades que fossem significativas e pudessem envolver a todos os integrantes da turma, mesmo que as aprendizagens ocorressem em níveis e com ritmos diferentes. Ao avaliar os alunos no trimestre, percebemos que também não há respaldo da escola e nem mesmo da Lei para avaliar os alunos da inclusão de modo diferente dos alunos ditos “normais”. As avaliações devem ser iguais para todos, ou seja, todo o trabalho de oferecer recursos diferenciados a estes alunos não pode ser considerado, na hora de avaliá-los, porque só têm direito à avaliação especial aquele aluno que apresenta um Laudo Médico que o diagnostica como portador de necessidades educacionais especiais e estes laudos inexistiam. Foi possível concluir que se faz necessário ajustes no Desenho Curricular das escolas, que precisam estar adequados a esta realidade, nos métodos avaliativos, que precisam ser revistos, e, mais que isto, os educadores precisam ser preparados para acolher estes seres tão especiais que mereceram um olhar mais atento. Para fundamentar teoricamente este trabalho busquei apoio nas leituras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, nº 9.394/96, Abramovich, Soares entre outros que foram de fundamental importância para a construção do trabalho de conclusão de curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper reports and analyzes the practice developed in the probation required the Faculty of Education - Degree in Distance Mode of Education School of UFRGS. The stage was conducted in a municipal school in Alvorada / RS, with a group of twentyeight second year students of elementary school. Among the students, fifteen different had special educational needs and three students had a history of school failures, caused by factors not yet detected by specialized professionals. In this context and with limited resources, the issue raised and that was about we investigate the possibility that we may weave a network of educational proposals to include literacy and writing, using activities such as Story Time and math workshops. It attempted to develop activities that were significant and could involve all members of the class, even if it occurred in the learning levels and with different speeds. In assessing the students in the quarter, we realized that there is no support from school and even the law to assess students differently from the inclusion of students called "normal". Evaluations should be equal for all, that is, all work to provide differentiated resources to these students can not be considered in time to evaluate them, because they only have right to special assessment that student who presents a medical certificate that the diagnoses as having special educational needs and these reports did not exist. It was concluded that it was necessary adjustments in the Curriculum Design of schools that need to be adapted to this reality, the evaluation methods, which need to be reviewed, and, beyond that, educators need to be prepared to accept these beings as they deserve special a closer look. To support this theory sought to support work in the readings of the Law of Directives and Bases of Education - LDB, No. 9394/96, Abramovich, Smith and others that were of fundamental importance for the construction work of completion. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Hora do conto | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educational workshops | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Hora do conto, oficina matemática e educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000795157 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Alvorada, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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