Alfabetização : crianças codificando a vida
Fecha
2010Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho é o resultado de um projeto criado para o estágio supervisionado no curso a distancia (PEAD) na Licenciatura de Pedagogia da UFRGS, com formação inicial e continuada de professores da rede pública de ensino. O estágio foi realizado em uma turma de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental, em que me proporcionou como “discente” a oportunidade de repensar a ação pedagógica como “docente” de escola pública, contextualizando e problematizando atividades articuladas com os c ...
O presente trabalho é o resultado de um projeto criado para o estágio supervisionado no curso a distancia (PEAD) na Licenciatura de Pedagogia da UFRGS, com formação inicial e continuada de professores da rede pública de ensino. O estágio foi realizado em uma turma de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental, em que me proporcionou como “discente” a oportunidade de repensar a ação pedagógica como “docente” de escola pública, contextualizando e problematizando atividades articuladas com os conteúdos de Ciências sobre o tema “animais e meio ambiente”, desenvolvendo conhecimentos mais amplos e uma visão de mundo mais significativa, pois a alfabetização dos meus alunos só terá significado concreto se estiver relacionado aos ensinamentos do cotidiano, em que eles possam resolver as situações-problemas que venham surgir no decorrer de suas vidas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Pedagogía (1399)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License