Concepção ingênua : mediação e respeito à realidade psiquíca da criança
dc.contributor.advisor | Costa, Iris Elisabeth Tempel | pt_BR |
dc.contributor.author | Kosmaliski, Bárbara Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35690 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso busca evidenciar como as intervenções do professor podem ajudar os alunos a reverem suas concepções ingênuas, aproximando-se, gradativamente, do conhecimento formal ou cientificamente formulado. A análise centra-se nas práticas desenvolvidas durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Modalidade à distância (EAD), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 31 alunos de uma turma de segundo ano, de uma escola Municipal de Ensino Fundamental, no município de Alvorada/RS, nos meses de abril, maio e junho de 2010. A arquitetura pedagógica - Projeto de Aprendizagem – foi usada no trabalho com os alunos, com a intenção de favorecer aos educandos a compreensão da multiplicidade de aspectos culturais que compõem a realidade, permitindo a articulação e a contribuição de diversos campos de conhecimento. Esta metodologia possibilitou trazer à tona as idéias que os alunos tinham sobre a cultura indígena e as curiosidades sobre seus usos e costumes. A mediação realizada pela professora durante as atividades buscou suscitar nos sujeitos sua capacidade de se tornarem autores e construtores do próprio conhecimento através da instigação, dos desafios e das considerações das suas dúvidas e certezas. À luz de Vigotsky, Freire e outros autores busca-se mostrar também como a metodologia desenvolvida motivou e possibilitou a inclusão dos familiares nas atividades e a importância do (com)viver, da interação social, para a evolução do processo cognitivo da criança. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Concepção ingênua : mediação e respeito à realidade psiquíca da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aragón de Nevado, Rosane | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000794991 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Alvorada, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License