Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorBerlesi, Magali Stivalpt_BR
dc.date.accessioned2011-12-10T01:20:04Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35322pt_BR
dc.description.abstractApesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias, observa-se que o ensino de Ciências e Biologia permanece, na maioria dos casos, ainda restrito às aulas expositivas com mínima participação dos(as) alunos(as). Muitas vezes, a falta de motivação e interesse pelas aulas, apresentada por parte dos(as) estudantes, pode estar relacionada à complexidade dos conteúdos. Mas ela também pode estar diretamente associada à prática pedagógica adotada pelo(a) educador(a). Portanto, acredita-se ser necessário procurar maneiras diferenciadas de abordar os conteúdos em sala de aula, adotando estratégias e recursos que podem possibilitar maiores oportunidades para a construção de conhecimentos pelos(as) estudantes. O presente trabalho procurou, através da analise dos conteúdos dos Relatórios Finais dos estágios em Ciências e Biologia, encontrar indicadores ou evidencias de uma melhora no processo de aprendizagem dos conteúdos escolares das Ciências Naturais pelos(as) alunos(as) das turmas das escolas onde foram realizados os estágios que tiveram os relatórios examinados. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre diferentes modalidades e recursos didáticos, passíveis de serem utilizados durante a realização das aulas, apontando suas contribuições pedagógicas como possíveis facilitadores de aprendizagens significativas. Embora algumas dificuldades possam se apresentar no momento da escolha das aulas e atividades a serem realizadas, os benefícios promovidos por práticas pedagógicas diferenciadas superam esses obstáculos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleAulas diferentes fazem diferença no aprendizado dos(as) alunos(as)?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794521pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem