Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorRockenbach, Daniel Longopt_BR
dc.date.accessioned2011-12-09T01:19:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35293pt_BR
dc.description.abstractOs cursos de Licenciatura dos diferentes campos do conhecimento, concebidos e definidos como cursos de Formação de Professores, oportunizam aos licenciandos a incorporação de aprendizagens específicas e estreitamente relacionadas com o processo, complexo e gradativo, de transformação do aluno em professor. Embora o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas seja constituído por um currículo composto também de disciplinas teórico-práticas, que oportunizam ao aluno embasamento teórico e experiências com regência de classe no Ensino Fundamental e Médio, outros espaços de aprendizagem também podem ser decisivos ao licenciando. Neste estudo, a ênfase recai sobre o espaço das experiências extracurriculares que, além dos significativos aprendizados sobre ser professor, influenciou fortemente minha caminhada de aluno rumo à docência. Problematizando esta caminhada de estudante universitário, vinculado ao Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, inicialmente, e depois ao de Licenciatura, incluindo os movimentos em busca de aprimoramento e qualificação profissional: monitoria acadêmica no Colégio de Aplicação; estágios de docência em Biologia e Ciências, no mesmo colégio; professor e coordenador no Centro de Educação e Cultura Pré-Vestibular Resgate (CPVP); e palestras em disciplinas da graduação sobre o Resgate, e revisando a literatura pertinente, decidi transformar minhas experiências extracurriculares como professor no Resgate em objeto de estudo desta pesquisa. Os objetivos principais foram: identificar os efeitos mais significativos do trabalho realizado neste CPVP na constituição da minha identidade docente; e relacionar estes efeitos com as escolhas e decisões profissionais, para além do curso universitário. Como coleta de dados, realizei entrevistas com sujeitos que trabalharam ou ainda trabalham no referido curso pré-vestibular popular. Estas entrevistas, definidas neste trabalho como semi-estruturadas, foram realizadas no intuito de tentar encontrar estes mesmos efeitos sobre a minha formação docente, ou outros ainda não conhecidos, nos outros professores. Assim, pude começar a fazer algumas relações da contribuição do CPVP Resgate para a vida docente destes professores e, também, para a minha vida profissional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleDe aluno a professor : reflexões sobre uma experiência docente no curso pré-vestibular Resgate Popularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781703pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples