O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
dc.contributor.advisor | Magdalena, Beatriz Corso | pt_BR |
dc.contributor.author | Szelest, Tatiani Roland | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-07T01:20:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35150 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda uma experiência pedagógica apoiada em Projetos de Aprendizagens (PA) e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como práticas que qualificam a alfabetização de crianças e o desenvolvimento investigativo em uma turma de 1º ano escolar de uma escola da rede estadual no município de Alvorada, RS. O período da experiência foi de nove semanas, realizado entre os meses de abril a junho de 2010, compreendido durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Esta experiência aborda o uso metodológico dos projetos de aprendizagens numa turma de crianças não alfabetizadas com o intuito de desenvolver um caráter crítico e investigativo às crianças tendo como ponto de partida suas curiosidades e anseios. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa onde a análise de dados coletados está expressada através de indicadores previamente escolhidos como marcadores da qualificação na construção alfabética das crianças e postura investigativa. A pesquisa resultou na confirmação de que os PA e o uso de TICs são significativos para os alunos e qualificam bem como agilizam o processo de alfabetização e letramento das crianças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.title | O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ramminger, Simone | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000794333 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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