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dc.contributor.advisorRuas, Roberto Limapt_BR
dc.contributor.authorGuaragna, Frederico Mandellipt_BR
dc.date.accessioned2011-11-23T01:18:39Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34723pt_BR
dc.description.abstractDesde o inicio da sua história em 1894, o futebol brasileiro sofreu significantes transformações. O esporte deixou de ser elitista para se tornar popular. Os clubes, antes amadores, passaram a ser organizações de grande infra-estrutura e movimentação econômica. Com a maior cobertura e visibilidade dos eventos pela mídia e o sucesso da seleção nacional, houve um aumento do interesse brasileiro pelo futebol. A ampliação dos confrontos regionais para competições nacionais difundiu o nome e a história das equipes participantes por todo Brasil. A partir da década de 80, o futebol tornou-se um grande negócio. Ciente da popularidade do esporte, muitas empresas começaram a explorar o mercado esportivo como meio de comunicação com o público, geralmente através de patrocínios a eventos e equipes – uma das praticas do marketing esportivo. Apesar do incremento nas receitas proveniente de patrocínios e licenciamento de direitos, a precariedade financeira dos clubes brasileiros continuou. No final dos anos 90, iniciou-se a profissionalização do futebol brasileiro, substituindo a forma amadora e passional de gestão. Atualmente, os clubes estão em processo de reestruturação e modernização administrativa visando à viabilidade econômica do negócio. Diante dessa necessidade de recursos, a exploração mais eficiente das oportunidades de mercado pode ser uma das soluções. O Brasil conta aproximadamente com 113 milhões de torcedores cativos, representando um grande mercado potencial consumidor. No entanto, a receita obtida através desse público pouco representa no faturamento total, se comparado proporcionalmente, aos clubes europeus. Considerando a potencialidade desse mercado, como os profissionais estão gerindo o marketing nos clubes brasileiros para tornar esse público consumidor? Através de um estudo de caso no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense pretendeu-se obter uma percepção de como é a gestão de marketing nos clubes de futebol brasileiro, identificando ações voltadas para tornar seus torcedores em consumidores assíduos. A valorização dos sócios, as melhorias nas instalações do estádio Olímpico e a exploração centrada em alguns segmentos de mercado (jovem e feminino) são algumas das principais práticas adotadas pelo marketing gremista. No entanto, existem aspectos que devem ser aprimorados para que o clube tenha um modelo de gestão de marketing ideal, como: o Sistema de Informação de Marketing, os índices de mensuração dos resultados provenientes das ações de marketing e a capacidade de desenvolver um know-how.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing : Estrategiapt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleA gestão do marketing esportivo no futebol : caso Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrensept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000507245pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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