A importância da atividade de negociação na reestruturação administrativa da Coordenadoria de Administração e Patrimônio da Universidade Federal Fluminense – UFF
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo se propõe a investigar a viabilidade da reestruturação administrativa da CAP - Coordenadoria de Administração e Patrimônio -, da Universidade Federal Fluminense, por meio de práticas de negociação entre a chefia e os colaboradores internos, e entre a coordenadoria e os setores que se relacionam, direta ou indiretamente, com os processos de gestão e controle patrimonial na universidade, de forma a contribuir com o aumento da eficácia e o alcance de melhores resultados operacionais pa ...
Este estudo se propõe a investigar a viabilidade da reestruturação administrativa da CAP - Coordenadoria de Administração e Patrimônio -, da Universidade Federal Fluminense, por meio de práticas de negociação entre a chefia e os colaboradores internos, e entre a coordenadoria e os setores que se relacionam, direta ou indiretamente, com os processos de gestão e controle patrimonial na universidade, de forma a contribuir com o aumento da eficácia e o alcance de melhores resultados operacionais para o setor. Para isso procurou-se identificar quais as ações e propostas que negociadas conferirão maior consenso e cooperação entre os atores envolvidos nas atividades e processos, num momento em que o setor assume uma posição estratégica para a organização em decorrência da implantação das ações de expansão das atividades acadêmicas na instituição, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. A elaboração deste trabalho baseou-se na realização de um Estudo de Caso, com a coleta de dados primários e secundários, observação direta do ambiente organizacional e a aplicação de questionários com funcionários e entrevistas semi-estruturadas com os gestores do setor. Assim, foram analisados as possibilidades da negociação na administração pública e o papel da liderança como agente das mudanças administrativas. Os resultados demonstraram que há a necessidade de se reestruturar a administração e promover a remodelagem dos processos do setor, por meio de negociações administrativas e políticas, tendo em vista a alocação de recursos em infra-estrutura e ações coordenadas entre setores de interesse. Além de se trabalhar para a melhoria dos processos e dos canais de comunicação do setor, por meio da utilização dos recursos de TI. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License