Gestão por competências no setor público
Fecha
2010Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é o de analisar a gestão por competências na Administração Pública. O modelo de gestão por competências foi desenvolvido para os entes empresariais privados nos anos oitenta do século passado. O modelo foi transposto para os entes governamentais quase que simultaneamente. No entanto, ao se classificar os entes empresariais privados e os entes governamentais pelos critérios de “razão de ser” e as suas características, verificamos que não há coincid ...
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é o de analisar a gestão por competências na Administração Pública. O modelo de gestão por competências foi desenvolvido para os entes empresariais privados nos anos oitenta do século passado. O modelo foi transposto para os entes governamentais quase que simultaneamente. No entanto, ao se classificar os entes empresariais privados e os entes governamentais pelos critérios de “razão de ser” e as suas características, verificamos que não há coincidências. Na realidade, só existem diferenças. Analisando-se as experiências dos modelos de gestão de competências no setor público inglês e belga, constatam-se resultados inconclusivos após 20 anos de experiência para o primeiro e aplicação de conceitos de avaliação e bonificação distorcidos para o segundo. Aqui no Brasil, os técnicos da OCDE destacam que as práticas de gestão de recursos humanos no governo federal dão pouco espaço para a gestão estratégica baseada em competências e desempenho. Por isso, recomendam a introdução simultânea das gestões por competências e de desempenho. Por outro lado, os técnicos apontam como exemplos de sucesso as empresas estatais (Petrobrás e BNDES) que apresentam todas as características de missão, forma de contratação de funcionários, cultura organizacionais e ambientes operacionais de entes empresariais privados. O único exemplo de ente governamental (Ministério da Fazenda) apresenta resultados inconclusivos, apesar do processo ter sido iniciado em 2007. Por isso, acreditamos que seria mais adequada a elaboração de um novo modelo que levasse em conta a “razão de ser” e suas características dos entes governamentais. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
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