Análise de sensibilidade do modelo Simtraffic aos parâmetros de caracterização do perfil dos motoristas
Fecha
2011Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Os grandes centros urbanos estão com sua expansão territorial comprometida e, mesmo com essa limitação, continuam recebendo pessoas de outras localidades que neles se instalam. Com a constante necessidade de locomoção da população, as vias urbanas das grandes cidades sofrem congestionamentos que se agravam ao longo do tempo. A responsabilidade da ocorrência desse fenômeno nas grandes cidades não é exclusiva do volume veículos que trafega na via, mas também do comportamento de quem os conduz: os ...
Os grandes centros urbanos estão com sua expansão territorial comprometida e, mesmo com essa limitação, continuam recebendo pessoas de outras localidades que neles se instalam. Com a constante necessidade de locomoção da população, as vias urbanas das grandes cidades sofrem congestionamentos que se agravam ao longo do tempo. A responsabilidade da ocorrência desse fenômeno nas grandes cidades não é exclusiva do volume veículos que trafega na via, mas também do comportamento de quem os conduz: os motoristas. Nesse trabalho é abordada a importância das diversas características dos condutores e seu comportamento nas vias, utilizando o software de microssimulação Synchro. O trabalho analisa a sensibilidade do modelo devido à variação de parâmetros que influenciam de forma direta os resultados de simulação. Esse trabalho apresenta os três tipos de simulação de tráfego, macro, meso e microssimulação, e suas principais diferenças. Num segundo momento, o trabalho direciona-se ao pacote de microssimulação Synchro/SimTraffic, apresentando os parâmetros de codificação e considerações sobre suas aplicações. Para a obtenção de resultados expressivos, é necessário conhecer os elementos básicos que compõem uma rede de tráfego, como layout, nós, vias e volume de tráfego, e conhecer a forma como os veículos trafegam nela, seus movimentos longitudinais e transversais. As características do modelo passíveis de calibração são apresentadas, direcionadas aos principais parâmetros que influenciam diretamente os resultados da simulação, de forma simplificada. Apresenta-se um comparativo entre o software de microssimulação utilizado e outros programas disponíveis no mercado, mostrando seu uso em diversos estudos. As etapas seguintes constituíram-se na definição da rede estudada, dos parâmetros de entrada e de saída analisados, bem como na técnica de análise de simulação para avaliação de parâmetros individuais e combinação de motoristas. Após a apresentação dos resultados obtidos através das simulações, são feitas considerações finais que encerram o trabalho. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37851)Tesinas Ingenierías (5912)
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