Arriscando fotografar pessoas e construindo personagens no instantâneo fotográfico
View/ Open
Date
2008Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão tem como tema a fotografia, e mais especificamente, a prática de fotografia de pessoas. Tem como objetivo verificar e avaliar como se dá o diálogo entre o fotógrafo e o fotografado, como o fotógrafo cria os personagens das fotos e quais são as dificuldades envolvidas nessa prática. As fotografias podem ser classificadas em consentidas e não consentidas e isso implica na construção diferenciada de personagens fotográficos por parte do fotógrafo. Durante o ano de 2008, ...
Este trabalho de conclusão tem como tema a fotografia, e mais especificamente, a prática de fotografia de pessoas. Tem como objetivo verificar e avaliar como se dá o diálogo entre o fotógrafo e o fotografado, como o fotógrafo cria os personagens das fotos e quais são as dificuldades envolvidas nessa prática. As fotografias podem ser classificadas em consentidas e não consentidas e isso implica na construção diferenciada de personagens fotográficos por parte do fotógrafo. Durante o ano de 2008, seis fotógrafos amadores foram convidados a fotografar pessoas em atividades práticas monitoradas e não monitoradas. Após, foram realizados dois encontros com cada um dos participantes. No primeiro foi feita uma entrevista sobre o tema, levantamento dos problemas e a busca de possíveis soluções. Também nesse encontro inicial foi sugerido que os fotógrafos fizessem nova prática, agora, retratando pessoas durante a Feira do Livro de Porto Alegre, tentando usar as abordagens discutidas. No segundo encontro foram colhidos os depoimentos sobre dessas práticas realizadas e as soluções encontradas. Constatou-se que a melhor forma de abordagem é negociação entre as partes para que a fotografia ocorra da maneira desejada. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1948)
This item is licensed under a Creative Commons License