Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDutra, Italo Modestopt_BR
dc.contributor.authorEstrázulas, Mônica Baptista Pereirapt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Rosália Procaskopt_BR
dc.contributor.authorKlafke, T.pt_BR
dc.date.accessioned2011-11-11T01:18:55Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34277pt_BR
dc.description.abstractOs uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do sistema.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. 9 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectBlog : Educaçãopt_BR
dc.titleAçaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professorespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000684675pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples