Fotojornalismo x fotopublicidade : análise do papel da fotografia na revista Boa Forma
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2011Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A fotografia entrou de forma definitiva no jornalismo e na publicidade durante o século XX. Em princípio, os objetivos e técnicas eram diferentes em cada uma das áreas, mas será que ainda hoje é assim? Este trabalho se propõe a verificar o caso específico da Boa Forma, revista mensal sobre saúde e beleza. Partindo de um estudo teórico sobre fotografia jornalística e publicitária, será realizada uma análise – a partir dos estudos de Sousa, Barthes, Susperregui, entre outros autores - de imagens ...
A fotografia entrou de forma definitiva no jornalismo e na publicidade durante o século XX. Em princípio, os objetivos e técnicas eram diferentes em cada uma das áreas, mas será que ainda hoje é assim? Este trabalho se propõe a verificar o caso específico da Boa Forma, revista mensal sobre saúde e beleza. Partindo de um estudo teórico sobre fotografia jornalística e publicitária, será realizada uma análise – a partir dos estudos de Sousa, Barthes, Susperregui, entre outros autores - de imagens presentes na publicação, a fim de reconhecer as características dos gêneros estudados nas peças e, ao final, tentar classificá-las entre um dos dois tipos ou, até mesmo, concluir que elas não podem ser enquadradas nos estilos apresentados. ...
Abstract
The photography entered in a definitive way in journalism an in advertising during the 20th century. In the beginning, the goals and techniques were different in each one of the areas, but today is still that way? This work will analyses the magazine Boa Forma whose subjects are health and beauty. Starting from a theoretical study about the journalistic and promotional photography, will be analyzed –from studies of Sousa, Barthes, Susperregui, and other authors- the magazine’s pictures, to reco ...
The photography entered in a definitive way in journalism an in advertising during the 20th century. In the beginning, the goals and techniques were different in each one of the areas, but today is still that way? This work will analyses the magazine Boa Forma whose subjects are health and beauty. Starting from a theoretical study about the journalistic and promotional photography, will be analyzed –from studies of Sousa, Barthes, Susperregui, and other authors- the magazine’s pictures, to recognize the characteristics of the genders studied, and, in the end, try to identify them between one or the other kinds, or even to conclude that they cannot be rated in any of the types showed before. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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