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dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorAita, Lucas Moraispt_BR
dc.date.accessioned2011-10-27T01:18:19Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33545pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda as estratégias de promoção do cinema através dos cartazes. O objetivo da pesquisa é compreender, evidenciar e expor os recursos visuais que se repetem nos cartazes cinematográficos/capa de DVD norte-americanos mais locados em 2010 (segundo a vídeolocadora “E o Vídeo Levou”), conforme seu gênero fílmico de aventura, comédia e drama. Observa-se na discussão teórica, que a indústria cinematográfica promove seu produto audiovisual utilizando diversas ferramentas que compõem o mix de marketing. O cartaz, inse-rido neste contexto, é mais do que uma opção, trata-se de uma exigência do mercado. Não há filme sem uma peça gráfica que vai permear sua promoção do cinema à videolocadora. Como aparato metodológico, utiliza-se uma abordagem exploratória e qualitativa de análise docu-mental cujos procedimentos são norteados por um instrumento de pesquisa que contempla os aspectos formais dos cartazes cinematográficos/capas de DVD. Com base nisso, analisa-se as peças em termos de suporte, formato e textura; diagrama e composição; aspectos não verbais (ponto, linha, figura, imagem, cor); aspectos verbais (representados pela tipografia); equilíbrio e contraste. Como resultado observou-se que há recursos comuns aos aspectos formais de to-dos os gêneros, bem como alguns específicos que buscam persuadir públicos mais segmenta-dos.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo discute las estrategias para promover la película através de carteles. El propósito de esta investigación es comprender, exponer y resaltar los aspectos formales que se repiten en el cartel de la película/la cubierta de DVD estado unidenses más arrendadas en 2010 (de acuerdo con la video alquiler "E o Vídeo Levou"), como su género de la película de aventura, comedia y drama. Se observa en la discusión teórica de que la industria del cine promueve su producto usando una variedad de herramientas audiovisuales que componen la mezcla de marketing. El cartel, colocado en este contexto, es más de una opción, es una exigencia del mercado. No hay película sin una pieza gráfica que se extenderán a la promoción del cine a la tienda de videos. Como método, se utiliza um análisis exploratorio y cualitativo de análisis de los documentos cuyos procedimientos se rigen por uma herramienta de investigación que a-borda los aspectos formales del cartel de la película/la cubierta de DVD. Sobre esta base, se analizan lãs piezas en términos del apoyo, forma y textura, y el diagrama de la composición, los aspectos no verbales (punto, línea, imagen, color), los aspectos verbales (representada por la tipografía), el equilibrio y el contraste. Como resultado se observó que existen características comunes a los aspectos formales de todos los géneros, así como algunas características específicas que tratan de persuadir públicos más dirigidos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCartaz de cinemapt_BR
dc.subjectCinees
dc.subjectPromociónes
dc.subjectCarteles
dc.titleEstratégias de promoção do cinema através dos cartazes : análise dos aspectos formais de peças dos gêneros aventura, comédia e dramapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000790010pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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