Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Felipe de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2011-10-27T01:18:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33539pt_BR
dc.description.abstractA proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to discuss the issue of authorship within the practices of contemporary advertising photography. Its hypothesis is that the progress of digital technology has enhanced the possibility of considering authorship as a partnership between the photographer and the professional responsible for image manipulation. As a theoretical basis, authors Tagg, Dubois and Bazin were used to understand the establishment of photographer’s authorship; Barthes and Foucault, to discuss the author in the contemporary age; and Susperregui and Johntson, to describe the emergence of advertising photography. The research also presents a historical survey of the evolution of photography and describes the changes in the current advertising photography market, after the introduction of digital technology. As part of the methodology, literature research, interviews and participant observations of the environment were used.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAdvertising photographyen
dc.subjectFotografia digitalpt_BR
dc.subjectDigital photographyen
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectImage manipulationen
dc.titleA questão da autoria na fotografia digital publicitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789970pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem