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dc.contributor.advisorTurkienicz, Benamypt_BR
dc.contributor.authorBeck, Mateus Paulopt_BR
dc.date.accessioned2011-10-26T01:19:46Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33455pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o discurso de Paulo Mendes da Rocha a respeito da arquitetura de museus em uma obra sua, a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Os aspectos do discurso do arquiteto dizem respeito à estruturação espacial da Pinacoteca, à movimentação de seus visitantes e à inteligibilidade do ambiente. Esses aspectos foram discutidos através da análise comparativa da Pinacoteca antes e depois da reestruturação espacial proposta por Mendes da Rocha. O estudo está baseado no modelo da sintaxe espacial e no modelo ecológico da percepção visual. O método combina a análise de mapas convexos e axiais, grafos de visibilidade, agentes computacionais e isovistas. O trabalho também aborda a interferência da montagem de exposições na estruturação e inteligibilidade do museu. Os resultados demonstram que a intervenção de Paulo Mendes da Rocha tornou o espaço interno da Pinacoteca menos estruturado, ampliou a possibilidade dos visitantes escolherem seus próprios percursos e estimulou a movimentação de seus visitantes. A montagem de exposições aumentou a estruturação do espaço, demonstrando a flexibilidade do museu para receber diferentes tipos de exposição, mas interferiu no movimento dos visitantes a na inteligibilidade do museu. A reformulação da Pinacoteca também melhorou as condições de visualização e compreensão do ambiente, aumentando sua inteligibilidade. O trabalho conclui que os aspectos analisados do discurso de Paulo Mendes da Rocha são efetivamente confirmados na reformulação espacial da Pinacoteca do Estado de São Paulo.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis examines the discourse of Paulo Mendes da Rocha, about the architecture of museums in one of his works, the Pinacoteca Art Museum of the State of São Paulo. The architect's speech concerns aspects such as the spatial structure of the museum, visitor movement and the intelligibility of the building. These aspects were discussed through comparative analysis of the museum before and after the spatial restructuring proposed by Mendes da Rocha. The study is based on the space syntax model and the ecological approach to perception visual. The method combines the analysis of convex and axial maps, visibility graphs, computational agents and isovists. The work also addresses the interference of exhibitions in the spatial structure and intelligibility of the museum. The results demonstrate that the intervention by Paulo Mendes da Rocha reduced the spatial structuring of the building, stimulated visitor movement and improved the conditions for visitors to choose their own pathway. The exhibitions increased the structuring of space, demonstrating the flexibility of the museum to receive different types of exhibits, however interfering with visitor movement and the intelligibility of the museum. The spatial restructuring also improved the conditions for visualization and understanding the building, increasing its intelligibility. The paper concludes that the analyzed aspects of Paulo Mendes da Rocha’s discourse are actually confirmed in the spatial restructuring of the museum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRocha, Paulo Mendes da 1928-.pt_BR
dc.subjectPinacoteca do Estado de São Paulo, Edifício (São Paulo, SP)pt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectConfiguração espacialpt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.titleArquitetura, visão e movimento : o discurso de Paulo Mendes da Rocha na Pinacoteca do Estado de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787522pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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