Ouvindo vozes : registros de um percurso pela saúde mental
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Neste ensaio apresento algumas pontuações sobre a “aprendizagem” da escuta e os modos de atenção e de promoção à saúde mental. Partindo da perspectiva da Reforma Psiquiátrica, da Saúde Mental Coletiva e da noção de co-engendramento entre o si e o mundo, conforme proposta por Virgínia Kastrup (1999) busco argumentar como podemos problematizar a escuta enquanto uma tecnologia relacional que opere como dispositivo de encontro. Iniciando a discussão a partir de algumas experiências no campo da saúd ...
Neste ensaio apresento algumas pontuações sobre a “aprendizagem” da escuta e os modos de atenção e de promoção à saúde mental. Partindo da perspectiva da Reforma Psiquiátrica, da Saúde Mental Coletiva e da noção de co-engendramento entre o si e o mundo, conforme proposta por Virgínia Kastrup (1999) busco argumentar como podemos problematizar a escuta enquanto uma tecnologia relacional que opere como dispositivo de encontro. Iniciando a discussão a partir de algumas experiências no campo da saúde mental, das concepções de sujeito e de subjetividade no contemporâneo, construo com o leitor uma reflexão sobre os modos de operação de uma tecnologia relacional como a escuta para além da dicotomia sujeito/objeto, normalidade/ loucura ou ainda clinica/ usuário de saúde mental. A interlocução com Emerson Merhy (1997, 2003) também nos auxiliar a tensionar o uso de tecnologias leves e os modos de atenção e produção de subjetividade e de saúde. Essa problematização se refere a ética do “fazer saber” em saúde mental e o modo como temos operado a produção de diferença e de autoria à partir de uma escuta para além do modo-indivíduo contemporâneo em direção a proposta de uma escuta mais sensível em um “fazer com”. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License