Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorPavão, Ana Paula Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:19:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33342pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectFerramenta estratégicapt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.titleProposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsitopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem