Experiência gastronômica de consumo : um estudo sobre a experiência de consumo dos clientes do restaurante Sharin

View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A experiência de consumo é uma abordagem do marketing que trata o consumidor como alguém que não é totalmente racional e admite que algumas atitudes de compra são geradas por questões emotivas e não racionais. É uma perspectiva voltada para que o consumidor obtenha satisfação não somente após o consumo, mas durante todos os pontos de contato entre empresa e cliente durante a obtenção do produto ou serviço. A vertente experiencial explora as características dos bens ou serviços que extrapolam o ...
A experiência de consumo é uma abordagem do marketing que trata o consumidor como alguém que não é totalmente racional e admite que algumas atitudes de compra são geradas por questões emotivas e não racionais. É uma perspectiva voltada para que o consumidor obtenha satisfação não somente após o consumo, mas durante todos os pontos de contato entre empresa e cliente durante a obtenção do produto ou serviço. A vertente experiencial explora as características dos bens ou serviços que extrapolam o tangível e o racional, por isso valorizam o simbólico, o fantasioso, os sentimento e emoções associadas. O consumo de alimentos em restaurantes inicialmente podem ser avaliados como utilitaristas, porém jantar em um restaurante apresenta muitos significados simbólicos, emocionais, subjetivos, imaginários e fantasiosos. Por meio da aplicação do método da Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) buscou-se identificar junto aos clientes do restaurante Sharin, quais são esses elementos que compõem a experiência gastronômica de consumo, e avaliar se esses elementos são encontrados quando o restaurante em questão é o Sharin. Os resultados mostram que a janta em restaurantes está associada, principalmente, a sair da rotina, à reunião de amigos, à diversão, à celebração, à felicidade e ao bem-estar, mostrando também que, em certos casos, a comida é apenas um pretexto para reunir pessoas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
