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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorPeroni, Bruno Olivapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:19:00Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33336pt_BR
dc.description.abstractSegundo o estudo realizado pela organização Cone (2008), a parcela de consumidores americanos que escolhe produtos com atributos ambientais em relação a outros representa 40% do mercado. No Brasil, 73,53% estão interessados em comprar produtos dessa natureza. (INSTITUTO AKATU, 2008). Essa tendência impulsiona o investimento das empresas em marketing verde. Porém, as declarações ambientais realizadas pelas organizações muitas vezes não refletem suas práticas de gestão, fenômeno conhecido como greenwashing. O objetivo do trabalho é avaliar a qualidade das declarações ambientais de produtos de limpeza no Brasil, de modo a fornecer insights sobre a ocorrência desse fenômeno no varejo do país. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de rótulos de produtos de limpeza encontrados em lojas de grandes varejistas. Para a análise do greenwash, foram aplicadas metodologias internacionais de mensuração deste fenômeno. Analisou-se 528 produtos, nos quais foram identificadas 321 declarações em 191 produtos. Desses produtos, 94,76% apresentaram alguma das falhas do greenwash, o que denota a desinformação no setor de limpeza em relação ao marketing verde e à comunicação de declarações ambientais nos rótulos de seus produtos. Os resultados assemelham-se aos encontrados pela Terrachoice (2009) em mercados desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e Austrália. Algumas das questões críticas encontradas na realidade brasileira foram a má utilização de certificações ambientais e a ausência de regulação relacionada ao uso do marketing verde no Brasil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectProdutos de limpezapt_BR
dc.subjectMarketing verdept_BR
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.titlePintando de verde: uma avaliação crítica das declarações ambientais de produtos de limpeza no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786754pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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