Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTezzari, Mauren Lúciapt_BR
dc.contributor.authorDalenogare, Julia da Jornadapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33299pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titlePromovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000725886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem