Mostrar el registro sencillo del ítem
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
dc.contributor.advisor | Tezzari, Mauren Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalenogare, Julia da Jornada | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-10-22T01:18:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/33299 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000725886 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)