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A política de educação inclusiva no município de Esteio/RS : uma análise teórica-prática
dc.contributor.advisor | Viegas, Luciane Torezan | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Cristina Proença | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-10-22T01:18:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/33292 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade compartilhar a experiência de desenvolver a Política de Educação Inclusiva numa rede municipal de ensino. Para essa reflexão, discorre-se sobre o histórico da educação especial, chegando até a nova perspectiva de educação inclusiva, de uma escola para todos. Discorre-se também sobre a construção das Diretrizes da Política de Educação Inclusiva do município de Esteio e como foi o processo democrático de elaboração do Plano Municipal de Educação, sendo este o desencadeador de grandes mudanças na educação especial do município. Pôde-se verificar, de modo geral, que a Educação Inclusiva, necessita de vontade política e, muita coragem para realizar as ações necessárias para mudar a concepção sobre deficiência. Descobrir os sujeitos com necessidades educacionais especiais e tratá-los respeitosamente é um direito que devemos fazer cumprir. Além de uma necessária diligência na coordenação de uma reforma do currículo escolar, da didática e dos métodos de ensino, da avaliação e do projeto-político-pedagógico, que são as ferramentas que moldam o paradigma da escola queremos: uma Escola Inclusiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to share the experience of developing the Inclusive Education Policy, a network of municipal education. For this discussion, talks on the history of special education, reaching a new perspective on inclusive education, a school for all. It also talks about the construction of the Policy Guidelines for Inclusive Education of the City of Esteio and as the democratic process of drafting the Municipal Education Plan, which is the launching of major changes in special education in the municipality. It was seen, in general, that inclusive education, it needs political will and great courage to perform the actions necessary to change the design on disability. Discover the subject with special educational needs and treating them respectfully is a right that we should enforce. Besides a necessary step in the coordination of a reform of school curriculum, the teaching and teaching methods, assessment and project-political-educational, which are the tools that shape the paradigm of school we want: an Inclusive School. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Public policy | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Special educational needs | en |
dc.title | A política de educação inclusiva no município de Esteio/RS : uma análise teórica-prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000726063 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1949)