Show simple item record

dc.contributor.advisorViegas, Luciane Torezanpt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Cristina Proençapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:37Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33292pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade compartilhar a experiência de desenvolver a Política de Educação Inclusiva numa rede municipal de ensino. Para essa reflexão, discorre-se sobre o histórico da educação especial, chegando até a nova perspectiva de educação inclusiva, de uma escola para todos. Discorre-se também sobre a construção das Diretrizes da Política de Educação Inclusiva do município de Esteio e como foi o processo democrático de elaboração do Plano Municipal de Educação, sendo este o desencadeador de grandes mudanças na educação especial do município. Pôde-se verificar, de modo geral, que a Educação Inclusiva, necessita de vontade política e, muita coragem para realizar as ações necessárias para mudar a concepção sobre deficiência. Descobrir os sujeitos com necessidades educacionais especiais e tratá-los respeitosamente é um direito que devemos fazer cumprir. Além de uma necessária diligência na coordenação de uma reforma do currículo escolar, da didática e dos métodos de ensino, da avaliação e do projeto-político-pedagógico, que são as ferramentas que moldam o paradigma da escola queremos: uma Escola Inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to share the experience of developing the Inclusive Education Policy, a network of municipal education. For this discussion, talks on the history of special education, reaching a new perspective on inclusive education, a school for all. It also talks about the construction of the Policy Guidelines for Inclusive Education of the City of Esteio and as the democratic process of drafting the Municipal Education Plan, which is the launching of major changes in special education in the municipality. It was seen, in general, that inclusive education, it needs political will and great courage to perform the actions necessary to change the design on disability. Discover the subject with special educational needs and treating them respectfully is a right that we should enforce. Besides a necessary step in the coordination of a reform of school curriculum, the teaching and teaching methods, assessment and project-political-educational, which are the tools that shape the paradigm of school we want: an Inclusive School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.titleA política de educação inclusiva no município de Esteio/RS : uma análise teórica-práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000726063pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record