Tecnologias assistivas e a comunicação aumentativa e alternativa no contexto da inclusão escolar : construindo possibilidades
dc.contributor.advisor | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Carla Cristina Cadaxa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-10-22T01:18:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/33290 | pt_BR |
dc.description.abstract | O aluno com paralisia cerebral pode apresentar diferentes características que dificultam seu desenvolvimento. No âmbito da sala de aula, tais singularidades demandam estratégias pedagógicas a fim de remover as barreiras à aprendizagem. Dentre elas, a acessibilidade aos processos de comunicação é fundamental. A presente pesquisa aborda tal temática, perguntando-se pelo uso pedagógico das tecnologias assistivas (TA) e da comunicação aumentativa e alternativa (CAA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e construída a partir de entrevistas, questionários e observação em sala de aula. As unidades de análise contemplam o aluno com paralisia cerebral e os dispositivos de apoio para a inclusão; os recursos tecnológicos e a formação de professores; a utilização das tecnologias assistivas e da comunicação aumentativa e alternativa nos processos de ensino e aprendizagem. A análise baseia-se nos preceitos da educação inclusiva, com ênfase em autores como Carvalho (2000), Manzini (2008) e Nunes; Sobrinho (2008). Como principais resultados salienta-se que o tema é pouco abordado pelos teóricos e profissionais da educação e da saúde, prejudicando, assim, os processos escolares dos alunos com paralisia cerebral; que o uso pedagógico das TA e da CAA efetiva-se e sustenta-se a partir de diferentes apoios interdisciplinares; que as tecnologias devem ser redimensionadas considerando as particularidades de cada aluno e do contexto educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | La pupila con parálisis cerebral puede presentar diversas características que hagan le difícil su desarrollo. En el alcance de la sala de clase, tales singularidades exigen estrategias pedagógicas para quitar las barreras a aprender. Entre ellos, la accesibilidad a los procesos de la comunicación es básica. La actual investigación acerca tal temático, pidiéndose el uso pedagógico de las tecnologías de los assistivas (TA) y de la comunicación aumentativa y alternativa (CAA). Uno está sobre un cualitativo, un exploratória y una investigación construida de entrevistas, de los cuestionarios y del comentario en sala de clase . Las unidades del análisis comtemplaban la pupila con parálisis cerebral y los dispositivos de la ayuda para la inclusión; los recursos tecnológicos y la formación de profesores; el uso de las tecnologías de los assistivas y la comunicación aumentativa y alternativa en los procesos y aprender de la educación. El análisis se basa en las reglas de la educación inclusiva, con énfasis en autores como Carvalho (2000), Manzini (2008) y Nunes; Sobrinho (2008). Como resultados principales salientes a que el tema se sube poco para los teóricos y los profesionales de la educación y de la salud, el dañar, así, referente a los procesos de la escuela de las pupilas con parálisis cerebral; que el uso pedagógico de TA y del CAA está logrado y apoyado de diversos interdisciplinares de las ayudas; que las tecnologías deben ser redimensionadas que consideran los particularitities de cada pupila y del contexto educativo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educación especial | es |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Referente a la inclusión de la escuela | es |
dc.subject | Parálisis cerebral | es |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologías de assistivas | es |
dc.subject | Comunicación aumentativa y alternativa | es |
dc.title | Tecnologias assistivas e a comunicação aumentativa e alternativa no contexto da inclusão escolar : construindo possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000726054 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)