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dc.contributor.advisorMartinewski, Andre Luispt_BR
dc.contributor.authorSalgueiro, William Braathenpt_BR
dc.date.accessioned2011-10-21T01:18:18Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33256pt_BR
dc.description.abstractEm 1991, foi fundado o projeto Economia de Comunhão com o objetivo de erradicar a pobreza e as injustiças sociais através de uma nova forma econômicosocial que liga a empresa (o motor do desenvolvimento econômico) e a miséria (aqueles excluídos do desenvolvimento). Para isto foi criado uma rede de empresas que entre outros aspectos são convidadas a partilhar livremente seu lucro em três partes: uma parte para os mais pobres, outra para a promoção de “homens novos” e uma terceira parte a ser reinvestida na própria empresa. Este trabalho teve o objetivo de examinar a práxis da partilha dos lucros como fundamento de empresas de Economia de Comunhão. Para isso foram analisados relatórios da Economia de Comunhão (EdC) e elaborado um questionário base que foi enviado para alguns empresários de EdC. Cinco deles aceitaram participar do estudo respondendo o questionário e eventuais dúvidas que surgiram ao longo do contato. Através da análise da partilha dos lucros nas empresas de EdC e de uma análise mais aprofundada nas empresas estudadas foi identificado que é necessário rever a partilha dos lucros como distintivo destas empresas ou se outras características destas empresas possuem um maior relevo.pt_BR
dc.description.abstractThe Economy of Communion project first began in 1991, aiming to alleviate poverty and social injustices worldwide through a new socio-economic order that focuses on connecting business enterprise (which drives economic development) and poverty (those excluded from that development). In order to achieve this new experience of social economy, a new system of companies was created, all of which freely commit themselves to share out their profits for three important purposes: the first part to help those in need; the second one is given to educational projects to help foster a culture of giving; and the final part is reinvested in their own company. The aim of this dissertation was to analyse the practise of profit division as the foundation of the Economy of Communion companies. Thus official reports from the Economy of Communion office were analysed and a questionaire was formulated and sent to business owners of some of the companies that belong to project. Five companies gave their consent to participate in the study, providing answers to the questionnaire and other queries that arose during the study. After closely analysing the process of profit sharing and further evaluating the investigated companies, it was concluded that it is necessary to reassess the extent to which the profit sharing of these Economy of Communion businesses distinguishes them from other companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia de comunhãopt_BR
dc.subjectEconomy of communionen
dc.subjectProfiten
dc.subjectLucropt_BR
dc.subjectDistributionen
dc.titleA partilha do lucro nas empresas de economia de comunhãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787745pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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