Mídia e cultura : uma análise do festival folclórico de Parintins no filme foliar Brasil
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2010Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Em tempos de comunicação de massa e indústria cultural, a existência das manifestações populares e folclóricas é cada vez mais desafiada pela homogeneidade dos padrões de uma cultura mundial. Nesse contexto social, a hibridização é inevitável e culturas regionais adaptam-se a novos modelos para sobreviverem. A mídia é um dos componentes envolvidos neste sistema e que colabora para a consolidação dele colaborando com a disseminação de informações. Observando o caso do Festival Folclórico de Pari ...
Em tempos de comunicação de massa e indústria cultural, a existência das manifestações populares e folclóricas é cada vez mais desafiada pela homogeneidade dos padrões de uma cultura mundial. Nesse contexto social, a hibridização é inevitável e culturas regionais adaptam-se a novos modelos para sobreviverem. A mídia é um dos componentes envolvidos neste sistema e que colabora para a consolidação dele colaborando com a disseminação de informações. Observando o caso do Festival Folclórico de Parintins, festa que tem origem nas brincadeiras de boi-bumbá no Estado do Amazonas, este trabalho procura entender como se constitui a relação da cultura popular com a mídia, entendendo como esta colabora para a transformação dessas manifestações em produto cultural industrializado e que significados ela pode construir sobre essa festa ao representá-la, tendo como objeto de análise o filme Foliar Brasil. ...
Resumen
En tiempos de comunicación de masas y la industria cultural, la existencia de actos populares y la gente es cada vez más cuestionada por la homogeneidad de las normas de una cultura mundial. En este contexto social, la hibridación es inevitable, y las culturas regionales adaptarse a nuevos modelos para sobrevivir. Los medios de comunicación que son elementos que intervienen en este sistema y que contribuye a la consolidación de su colaboración con la difusión de información. Observando el caso ...
En tiempos de comunicación de masas y la industria cultural, la existencia de actos populares y la gente es cada vez más cuestionada por la homogeneidad de las normas de una cultura mundial. En este contexto social, la hibridación es inevitable, y las culturas regionales adaptarse a nuevos modelos para sobrevivir. Los medios de comunicación que son elementos que intervienen en este sistema y que contribuye a la consolidación de su colaboración con la difusión de información. Observando el caso de Festival Folclórico de Parintins, festival que se originó en las bromas de obra de boi-bumbá en el estado de Amazonas, este trabajo quiere comprender cómo la relación entre cultura popular y los medios de comunicación, la comprensión de cómo esto contribuye a la transformación de estas manifestaciones de productos industrializados significados culturales y que se puede apoyar en ese partido para que la represente, como objeto de análisis la película Foliar Brasil. ...
Abstract
In times of mass communication and cultural industry, the existence of popular and folkloric manifestations is increasingly challenged by the homogeneity of the standards of a world culture. In that social context, hybridization is inevitable and regional cultures adapt to new patterns in order to survive. The media are one of the components involved in this system, collaborating on it’s consolidation and the spreading of informations. Observing the case of Parintins Folkloric Festival, celebra ...
In times of mass communication and cultural industry, the existence of popular and folkloric manifestations is increasingly challenged by the homogeneity of the standards of a world culture. In that social context, hybridization is inevitable and regional cultures adapt to new patterns in order to survive. The media are one of the components involved in this system, collaborating on it’s consolidation and the spreading of informations. Observing the case of Parintins Folkloric Festival, celebration that originated from the boi-bumbá games in the state of Amazonas, this study tries to understand how the relation between popular culture and the media is established, perceiving that the latter collaborates on the transformation of those manifestations into industrialized cultural product, and what meanings the media can develop about that celebration when representing it, using as the object of analysis the film Foliar Brasil. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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