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dc.contributor.advisorSilva, Edenilson Bomfim dapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Tessa Gomespt_BR
dc.date.accessioned2011-10-15T01:18:12Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32964pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as experiências de profissionais envolvidos com as tarefas de preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde. As residências multiprofissionais funcionam na modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, voltadas para a educação em serviço, com a proposta de formar profissionais para o SUS. A Residência Integrada em Saúde (RIS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) tem seu corpo docente constituído por diversos profissionais. Os preceptores são os profissionais responsáveis pela orientação dos residentes nas atividades relativas ao campo e ao núcleo, devendo promover a integração entre os diferentes profissionais em formação, destes com a equipe de saúde, com a população e com os demais serviços. Este trabalho objetivou apresentar o papel do preceptor na residência integrada em saúde, a partir de uma visão da Nutrição, em comparativo com a Fisioterapia e o Serviço Social. Dentro da perspectiva de uma abordagem qualitativa, escolheu-se o estudo exploratório como modalidade para a pesquisa. A pesquisa foi realizada no Grupo Hospitalar Conceição, no programa de Residência Integrada em Saúde. Os preceptores e orientadores das áreas foram entrevistados utilizando um roteiro de entrevista semi-estruturada abordando aspectos como as experiências enfrentadas pelos profissionais, enquanto preceptores; as dificuldades encontradas na realização dessas tarefas e a formação e preparação necessárias para desempenho do papel de preceptor. As entrevistas foram gravadas em áudio e a partir da transcrição das mesmas foram identificadas em unidades de análise e categorias. Os dados foram analisados através do método de Análise de Conteúdo. As categorias Preceptor, formação, currículo e residência foram comuns em comparativo com as outras áreas profissionais. É notória a necessidade de maior formação para o preceptor, e a importância da residência para a formação do profissional de saúde apto para o trabalho no Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResidência integradapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.titlePapel do preceptor na residência multiprofissional : experiência da Nutriçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000759982pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúdept_BR


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