Olhos livres no despertar tropicalista : a influência dos manifestos da poesia pau-brasil e antropófago na composição do álbum tropicália ou panis et circencis
Fecha
2010Tutor
Co-director
Nivel académico
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Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho analisa a influência dos manifestos modernistas de Oswald de Andrade Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924) e Manifesto Antropófago (1928) na composição das canções do álbum-manifesto do movimento musical tropicalista Tropicália ou Panis Et Circencis (1968). O objetivo principal é revelar o encontro de ideias e conceitos entre obras fundamentais à construção artística dessas vanguardas brasileiras. Com a realização deste estudo foi possível perceber a importância da antropofagia os ...
Este trabalho analisa a influência dos manifestos modernistas de Oswald de Andrade Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924) e Manifesto Antropófago (1928) na composição das canções do álbum-manifesto do movimento musical tropicalista Tropicália ou Panis Et Circencis (1968). O objetivo principal é revelar o encontro de ideias e conceitos entre obras fundamentais à construção artística dessas vanguardas brasileiras. Com a realização deste estudo foi possível perceber a importância da antropofagia oswaldiana, de seu conceito de brasilidade e estética de ruptura pela renovação, para a formação e consolidação do projeto tropicalista. ...
Abstract
This study analyzes the influence of Oswald de Andrade's modernist manifestos Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924) and Manifesto Antropófago (1928) in the song’s composition from Tropicalia movement’s manifesto-album Tropicalia ou Panis Et Circencis (1968). The main objective is to reveal the meeting points between ideas and concepts fundamental to the work’s construction of such avant-garde arts in Brazil. In this study it was possible to realize the importance of Oswald’s anthropophagy, his ...
This study analyzes the influence of Oswald de Andrade's modernist manifestos Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924) and Manifesto Antropófago (1928) in the song’s composition from Tropicalia movement’s manifesto-album Tropicalia ou Panis Et Circencis (1968). The main objective is to reveal the meeting points between ideas and concepts fundamental to the work’s construction of such avant-garde arts in Brazil. In this study it was possible to realize the importance of Oswald’s anthropophagy, his “brazilianness” and aesthetic concept of “breaking for the renewal”, for the formation and consolidation of the tropicalistic project. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Letras: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Letras (1237)
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