Reflexão sobre um processo educativo com pacientes com diabetes mellitus tipo 2 no ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição
View/ Open
Date
2010Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa trazemos a descrição, a reflexão e a avaliação da experiência com um Grupo Educativo de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) atendidos no ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa teve como objetivos principais: a) avaliar o processo educativo do Grupo Educativo; b) conhecer a opinião dos profissionais de saúde envolvidos no atendimento destes paciente ...
Neste estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa trazemos a descrição, a reflexão e a avaliação da experiência com um Grupo Educativo de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) atendidos no ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa teve como objetivos principais: a) avaliar o processo educativo do Grupo Educativo; b) conhecer a opinião dos profissionais de saúde envolvidos no atendimento destes pacientes sobre o Grupo Educativo. O trabalho foi realizado em duas partes distintas: formação de um Grupo Focal com 4 pacientes freqüentadores das reuniões do Grupo Educativo e por 2 profissionais de saúde – uma Nutricionista e um Assistente Social; entrevista semi-estruturada com 4 médicos. A avaliação do Grupo Educativo se deu através da interpretação da transcrição da gravação da reunião com o Grupo Focal e das respostas obtidas na entrevista com os médicos. Essa avaliação foi norteada pelo que os participantes achavam da metodologia, das técnicas aplicadas, dos materiais e da linguagem utilizados, dos relacionamentos estabelecidos e das implicações que as reuniões tiveram no dia-a-dia dos participantes. Da parte dos médicos, procurou-se verificar quais eram as repercussões do Grupo Educativo nos seus processos de trabalho. A partir da interpretação dos dados, percebemos que as reuniões do Grupo Educativo possibilitaram espaço para autonomia, manifestação da diversidade, troca de experiências, escolhas alimentares dos pacientes direcionadas para a sua patologia, promoção do autocuidado e conhecimento da DM2. Para os médicos entrevistados, o Grupo Educativo representa uma forma de melhorar a qualidade do atendimento aos portadores de DM2, abrangendo um maior número de pessoas e aproximando o paciente do profissional de saúde. Dessa forma, entendemos que o Grupo Educativo possibilitou a criação de vínculo de confiança entre os participantes e os profissionais de saúde, tornando-se um espaço não só para o auxílio no tratamento do DM2, mas espaço de acolhimento e escuta. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License