A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado
dc.contributor.advisor | Diercks, Margarita Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Pekelman, Renata | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-10-15T01:18:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32947 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Currículo Integrado (CI) é uma atividade teórica de campo da Atenção Primária em Saúde (APS) entre as residências de Medicina de Família e Comunidade e Integrada em Saúde da Saúde da Família com 08 anos de atividade, sendo 05 com as duas residências; tem como um objetivo formar profissionais com atitudes para a interdisciplinaridade. O estudo objetivou analisar a construção da interdisciplinaridade no CI. É uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. Foram analisadas as respostas dadas na avaliação de processo pedagógico (2005 a 2009) do CI tendo-o como dispositivo para a construção da interdisciplinaridade na APS. Realizou-se análise de conteúdo identificando-se três categorias: na Vivência Interdisciplinar a constituição dos grupos multiprofissionais, a discussão de temas comuns reconheceram este processo como efetivo na construção da interdisciplinaridade, propicia o trabalho de equipe, a formulação de compreensões coletivas e de propostas de intervenção em problemas; o Diálogo como troca de conhecimentos, como construção coletiva, aponta para reconhecer ao outro e a si mesmo como participantes de um contexto, construindo o diálogo participativo e democrático, reconstruindo identidades; o Método apresentou-se como problematizar, debater a prática construindo práxis, espaço para reflexão, protagonismo e construção de conhecimento. Conclui-se que o CI tem atingido seus objetivos quanto a ser um espaço de formação com um caráter da interdisciplinaridade e da integralidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Residência integrada | pt_BR |
dc.subject | Medicina de família | pt_BR |
dc.title | A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000760035 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)