Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
Fecha
2011Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este trabalho forma parte de uma pesquisa maior que investigou o bem-estar adolescente. O recorte feito aqui trata de analisar as relações entre bem-estar pessoal e aspectos da vida escolar em 1229 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos (M=14,5; D.P.= 1,38), residentes em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. O bem-estar pessoal é um componente fundamental da qualidade de vida (QV) que tem sido amplamente estudado em diversos países pela sua relevância social. Alguns estudos apontam para ...
Este trabalho forma parte de uma pesquisa maior que investigou o bem-estar adolescente. O recorte feito aqui trata de analisar as relações entre bem-estar pessoal e aspectos da vida escolar em 1229 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos (M=14,5; D.P.= 1,38), residentes em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. O bem-estar pessoal é um componente fundamental da qualidade de vida (QV) que tem sido amplamente estudado em diversos países pela sua relevância social. Alguns estudos apontam para a necessidade de aprofundamento sobre a percepção dos adolescentes sobre seu bem-estar. A escola é um dos locais em que os jovens passam grande parte do seu tempo, assim torna-se importante verificar as relações entre bem-estar pessoal, auto-percepções positivas de adolescentes sobre o seu desempenho como estudante e satisfação destes com a vida escolar. Foi utilizado um questionário com dados biossociodemográficos dos participantes, a escala de PWI, itens relacionados à vida escolar retirados de escalas mais amplas, aqui denominados de satisfação escolar e auto-conceito escolar, e um item único que mede a satisfação global com a experiência de estudante. Análises de regressão linear múltipla verificaram que a satisfação escolar explica 38% do bem-estar pessoal dos adolescentes (R2aj 0,38, p<0,001), enquanto o autoconceito escolar e a satisfação global com a experiência de estudante não mostraram relações com esse aspecto. Conclui-se que a forma como o adolescente avalia sua satisfação com a vida escolar influencia sua visão de bem-estar pessoal. Por outro lado, seu autoconceito escolar e a forma como ele julga que seus professores o percebem como aluno não contribuem para o seu bem-estar. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Escolar.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1948)
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