Organização do currículo para o primeiro ano do ensino médio
Fecha
2011Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho propõe uma organização para os conteúdos de Química para o primeiro ano do Ensino Médio. Para atingir este objetivo, seguirá os seguintes referenciais: os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Lições do Rio Grande. Optou-se por propor a organização do currículo não a partir dos temas estruturadores, como o fazem os referenciais anteriormente citados, mas nos moldes da estrutura dos livros didáticos. Para discutir as diferentes possibilidades e propor uma organização diferenciada, ...
Este trabalho propõe uma organização para os conteúdos de Química para o primeiro ano do Ensino Médio. Para atingir este objetivo, seguirá os seguintes referenciais: os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Lições do Rio Grande. Optou-se por propor a organização do currículo não a partir dos temas estruturadores, como o fazem os referenciais anteriormente citados, mas nos moldes da estrutura dos livros didáticos. Para discutir as diferentes possibilidades e propor uma organização diferenciada, serão analisados quatro dos cinco livros indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) do ano de 2012. As estruturas dos capítulos dos livros estão dispostas em tabelas, e os comentários a cada livro foram feitos segundo os objetivos definidos para o ensino de Química nos PCNs. Os conteúdos de Química para o primeiro ano estão baseados nas habilidades/competências indicadas pelas Lições do Rio Grande. No item 5.2 procurou-se evidenciar a ligação entre os conteúdos estabelecidos na proposta deste trabalho e sua correspondência com as Lições do Rio Grande. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (36649)Tesinas Química (590)
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