Estudo de casos : um ensino contextualizado sobre corrosão
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Considerando a necessidade de um ensino contextualizado que desenvolva habilidades de argumentação, atividades em grupo e pensamento crítico, neste trabalho desenvolveu-se uma atividade de ensino baseada no método de Estudo de Casos, onde os alunos, divididos em grupos, trabalharam com casos investigativos. Tal metodologia foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, para abordar o tema Corrosão. Foram utilizados instrumentos de coleta de dado ...
Considerando a necessidade de um ensino contextualizado que desenvolva habilidades de argumentação, atividades em grupo e pensamento crítico, neste trabalho desenvolveu-se uma atividade de ensino baseada no método de Estudo de Casos, onde os alunos, divididos em grupos, trabalharam com casos investigativos. Tal metodologia foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, para abordar o tema Corrosão. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados, antes e depois da realização das atividades, com o objetivo de avaliar a contribuição do método Estudo de Casos para o aprendizado dos conceitos relacionados à temática corrosão, desenvolvimento de habilidades e capacidade de tomada de decisão dos alunos. O processo de aplicação da proposta culminou com a apresentação oral das soluções encontradas pelos grupos para cada um dos casos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37922)Tesinas Química (615)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License