Disseminação da arte pela imagem : sítios de museus de arte no Brasil
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2011Author
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Master
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Contextualiza a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade, especialmente no universo do patrimônio digital, materializado nos sítios de instituições museológicas de artes visuais brasileiras. Tem por principal objetivo averiguar que conteúdos informacionais são apresentados nos sítios de museus brasileiros, enfocando: a) a validação de seu patrimônio de imagens digitais, na forma de seu catálogo virtual; b) o acesso e a disseminação da informação, através do uso de fer ...
Contextualiza a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade, especialmente no universo do patrimônio digital, materializado nos sítios de instituições museológicas de artes visuais brasileiras. Tem por principal objetivo averiguar que conteúdos informacionais são apresentados nos sítios de museus brasileiros, enfocando: a) a validação de seu patrimônio de imagens digitais, na forma de seu catálogo virtual; b) o acesso e a disseminação da informação, através do uso de ferramentas interativas. O referencial teórico contempla os temas da tecnologia, comunicação, virtualidade, as redes e a imagem como meio de disseminação da informação em arte. A metodologia é de cunho qualitativo, situando-se a pesquisa como exploratória. Utiliza duas ferramentas de coleta de dados especialmente desenhada para a investigação. São elas: um questionário institucional, constatando o posicionamento das instituições sobre o tema proposto sobre seus patrimônios digitais e seus catálogos virtuais; um formulário para o levantamento de informações disponibilizadas em sítios de artes visuais, criado a partir do referencial teórico e de características específicas identificadas em sítios de museus virtuais, anteriormente visitados, aplicado aos sujeitos selecionados para o estudo. O escopo do trabalho consiste no grupo de instituições de arte brasileiras que possuem sítios na Rede com catálogos virtuais de suas coleções de imagens, totalizando dez museus. Os resultados demonstram que: há preocupações com o patrimônio digital, mas este ainda não é tratado como um repertório significante em termos de cuidados com a produção, armazenagem e disseminação para a sociedade; a comunicação e a interação com os públicos sobre os acervos digitais ainda é pouco relevante, constatado pela pequena participação das instituições nas redes sociais; nenhum controle de acesso aos setores dos catálogos virtuais; pouca apropriação tecnológica das ferramentas da web 2.0, tais como redes sociais e recursos interativos nos setores educativos dos sitios. Recomenda que: mais estudos sejam produzidos para verificar o por quê da pouca utilização desses recursos: seja dada atenção para a importância do investimento na qualidade de conteúdos para a disseminação da informação sobre as coleções brasileiras; seja observado o reconhecimento de parâmetros de padronização na geração, armazenagem e disseminação dos patrimônios digitais dos sítios de museus brasileiros. ...
Abstract
Contextualizes the influence of Information and Communication in society, particularly in the universe of digital heritage, reflected in the sites of museum institutions of Brazilian visual arts. Its main goal to verify that information contents are displayed on websites of Brazilian museums, focusing on: a) the validation of digital images of their assets in the form of your virtual catalog b) access and dissemination of information through the use of tools The theoretical framework includes i ...
Contextualizes the influence of Information and Communication in society, particularly in the universe of digital heritage, reflected in the sites of museum institutions of Brazilian visual arts. Its main goal to verify that information contents are displayed on websites of Brazilian museums, focusing on: a) the validation of digital images of their assets in the form of your virtual catalog b) access and dissemination of information through the use of tools The theoretical framework includes interactive themes of technology, communication, virtual, networks and image as means of information dissemination in art. The methodology is qualitative, standing as exploratory research. It uses two data collection tools designed specifically for research. They are: an institutional questionnaire, noting the placement of the institutions on the theme about their digital assets and their virtual catalogs, a form for collecting information on available sites of visual art, created from the theoretical framework and specific features identified sites of virtual museums, visited previously applied to the subjects selected for the study. The scope of work is a group of Brazilian art institutions that have sites on the Net with virtual catalogs of their collections of images, totaling ten museums. The results show that: there are concerns about the digital heritage, but this is still not treated as a significant repertoire in terms of care with the production, storage and dissemination to society, communication and interaction with the public about the digital collections is still little relevance, as detected by the low participation of institutions in social networks, no access control to the sectors of virtual catalogs, limited technological appropriation of Web 2.0 tools such as social networking and interactive features in the areas of educational sites. Recommends that more studies should be produced to verify why the low utilization of these resources: attention is paid to the importance of investing in quality content for the dissemination of information on the Brazilian collections; recognition is observed in the standardization of parameters for generation , storage and dissemination of digital heritage sites of Brazilian museums. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Collections
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Applied and Social Sciences (6097)
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