Esporte orientação : conceituação, resumo histórico e proposta pedagógica interdisciplinar para o currículo escolar
dc.contributor.advisor | Reppold Filho, Alberto Reinaldo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Marco Antonio Ferreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-30T01:17:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32293 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata da conceituação e apresentação das características de um esporte amplamente praticado principalmente nos países da Europa, nos Estados Unidos, na Austrália, China e outros e em grande crescimento de adeptos no Brasil. O estudo tem por objetivo, remontar um resumo histórico e por uma analogia dos principais papéis da Educação Física no Brasil, guiado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/97) e Referenciais com as possibilidades pedagógicas e interdisciplinares promovidas pelo esporte Orientação, realizar uma proposta de inserção desta disciplina no currículo escolar aos moldes de vários países europeus. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study deals with the conceptualization and presentation of the characteristics of a sport widely practiced mainly in European countries, United States of America, Australia, China and other and huge growth of fans in Brazil. The study aims, reassemble a historical brief and by analogy for one of the major roles of Physical Education in Brazil, led by the Law of Directives of Bases (LDB/96 - Lei de Diretrizes de Bases), National Curriculum Parameters (PCN/97 – Parâmetros Curriculares Nacionais) and Benchmarks with the possibilities pedagogical and interdisciplinary promoted by the sport Orienteering, make a proposal for inclusion of this discipline in the school curriculum like in many European countries. | en |
dc.description.abstract | El presente estudio aborda la conceptualización y la presentación de las características de un deporte ampliamente practicado principalmente en los países europeos, Estados Unidos de América, Australia, China y otros y en gran crecimiento de fans en Brasil. El estudio pretende, volver a montar un resumen histórico y, por analogía, de las principales funciones de la Educación Física en Brasil, dirigido por la Ley de Directrices de Bases (LDB/96 - Lei de Diretrizes de Bases), Parámetros Curriculares Nacionales ( PCN/97 - parametros Curriculares Nacionais) y Referenciales con las posibilidades pedagógicas e interdisciplinariedad que promueve el deporte de Orientación, hacer una propuesta para la inclusión de esta disciplina en el currículo escolar como en muchos países europeos. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Orienteering | en |
dc.subject | Esporte de orientacao | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Sports | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Orientación | es |
dc.subject | Deportes | es |
dc.subject | Escuela | es |
dc.subject | Plan de estúdios | es |
dc.subject | La educación física | es |
dc.title | Esporte orientação : conceituação, resumo histórico e proposta pedagógica interdisciplinar para o currículo escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000784139 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License