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dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorSchütz, Mariane Bierhalspt_BR
dc.date.accessioned2011-09-30T01:17:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32292pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender de que forma o componente curricular Educação Física é contemplado no currículo do curso normal e discutir a formação de normalistas para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso e as informações foram coletadas através de entrevista individual semiestruturada com duas estudantes do curso normal e também através de análise do currículo de formação das colaboradoras. Foi possível observar que os conhecimentos obtidos pelas normalistas para ministrarem aulas de Educação Física são adquiridos em uma disciplina de sessenta e oito horas intitulada didática da recreação que é oferecida no terceiro e no quarto ano do curso. As falas das colaboradoras e os documentos curriculares da escola apontam para uma formação baseada na aprendizagem e vivência de jogos e brincadeiras com uma abordagem psicomotora. Os componentes da cultura corporal parecem não ser abordados no currículo de formação, diferentemente do proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdos a serem contemplados no ensino da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractEl presente estudio tiene como objetivo entender cómo el componente curricular Educación Física se incluye en el plan de estudios del curso de formación de profesores unidocentes y discutir la formación de estos profesores para actuar en los primeros grados de la escuela primaria. La investigación es cualitativa descriptiva con estudio de caso y la información fue recopilada a través de entrevistas semi-estructuradas individuales con dos alumnas del curso técnico, utilizando el análisis del currículo de formación para complementar la investigación. Se observó que el conocimiento obtenido para que los profesores dieran clases de Educación Física es adquirido a través de una disciplina denominada Didáctica de la Recreación que tiene sesenta y ocho horas y que se ofrece en el tercer y cuarto año de la carrera. Los discursos de las colaboradoras y los documentos curriculares de la escuela muestran una formación basada en el aprendizaje y en la vivencia de juegos con un enfoque psicomotor. Los componentes de la cultura corporal parecen no estar cubiertos en el plan de estudios, a diferencia de lo propuesto por los Parámetros del Currículo Nacional Brasileño como contenido que debe incluirse en la enseñanza de la Educación Física en los primeros grados de la escuela primaria.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormación de profesores unidocentes a nivel técnicoes
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículo escolares
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducación física en los primeros gradoses
dc.subjectCultura do corpopt_BR
dc.subjectCultura corporales
dc.titleA formação de normalistas para o trato da educação física na séries iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso na rede estadual do RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coConceição, Victor Julierme Santos dapt_BR
dc.identifier.nrb000785237pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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