"Tem que ser emendado, sora?" : um estudo dos traçados das letras em uma turma de 3º ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Clarissa dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-30T01:17:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32286 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo como aporte teórico a História Cultural, a área da Linguagem e os Estudos Culturais, esta pesquisa pretende visibilizar os significados e as apropriações que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental constroem sobre os traçados das letras que circulam na sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho etnográfico, em uma escola pública de Porto Alegre, no qual os caminhos investigativos foram observações e entrevistas com os alunos. Os materiais empíricos gerados com a turma possibilitaram a construção de três eixos. Primeiramente, são apresentados os distintos traçados de letras presentes na sala de aula - letra de forma maiúscula, letra de forma minúscula e letra cursiva – identificados em dois principais suportes de escrita – os cadernos e os netbooks. No segundo, inventariações dos significados e apropriações das crianças diante das justificativas sobre fazer uso de um traçado de letra em detrimento de outro compõem dois grupos: por um lado, a estética e a legibilidade da letra e, por outro, a funcionalidade da letra. Por fim, são apresentadas algumas relações entre essas escolhas e a marca identitária “ser aluno/a”. As considerações apontam os efeitos da inserção de netbooks na sala de aula como um novo artefato de escrita. Outra ênfase ressalta o disciplinamento que a escola parece produzir nas escrituras das crianças quando elege uma única letra manuscrita como padrão. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | "Tem que ser emendado, sora?" : um estudo dos traçados das letras em uma turma de 3º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786667 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)