Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorKoch, Simone Hack da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-28T01:17:43Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32142pt_BR
dc.description.abstractNo dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ao passo que outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto que este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA. Para responder a questão norteadora, estudos sobre processo de internalização, metacognição, mediação e estratégias de ensino e aprendizagem foram realizados sob uma perspectiva sóciointeracionista. O presente trabalho estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de três alunos de ensino fundamental que participaram de um programa social na cidade de Novo Hamburgo. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino e aprendizagem Tempestade Cerebral, Portfólio, Solução de Problemas e Mapas Conceituais, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos.pt_BR
dc.description.abstractThe teacher may surprised to find out that students develop a series of pipes, when he offers learning situations on day-to-day classroom. Some, that do not seem very logical, are prove effective, while others, seemingly more appropriate, have confusing results. How to understand what students do or wanted to do? How to realize their true learning? In this context this study was focus ,researching on how to promote and demonstrate through strategies of teaching/learning ,mediated by ICT, in the individual metacognitive processes through digital and virtual learning environment. To answer the research question, studies on internalization process, metacognition, mediation and teaching/learning strategies are carried out under a socio-interactionist perspective. This work was structured in a case study (multicases) of three primary school students who participated in a social program in the city of Novo Hamburgo. The results showed the strategy of teaching and learning: Brainstorm, Portfolio, Problem Solving and Conceptual Maps, through actions mediated in digital and virtual learning environments showing and promoting metacognition process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocio-historical theoryen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectMetacognitionen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectStrategies for teaching and learningen
dc.subjectADA / AVAen
dc.subjectSelf-regulationen
dc.subjectMediationen
dc.title@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TICpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785789pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem