Discutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativas
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das relações entre os conhecimentos dos alunos e aqueles apresentados pelo professor, na tentativa de produzir um conhecimento que seja significativo para as pessoas envolvidas no ato de educar/aprender. Para tal discussão, opera com as noções de sujeito sócio-histórico e de escola como espaço sócio-cultural e de experiências cujas relações podem (re)significar as práticas, os conhecimentos, os comportamentos, enfim, os próprios sujeitos qu ...
Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das relações entre os conhecimentos dos alunos e aqueles apresentados pelo professor, na tentativa de produzir um conhecimento que seja significativo para as pessoas envolvidas no ato de educar/aprender. Para tal discussão, opera com as noções de sujeito sócio-histórico e de escola como espaço sócio-cultural e de experiências cujas relações podem (re)significar as práticas, os conhecimentos, os comportamentos, enfim, os próprios sujeitos que ali convivem (DAYRELL, 1996; HERNÁNDEZ, 1998; LARROSA, 2002). Nesse sentido, destaca a historicidade do sujeito na produção e aquisição de conhecimentos nas atividades analisadas do Projeto intitulado “Saborear para aprender: múltiplos olhares sobre a questão alimentar”, desenvolvido em uma turma de quarta série no decorrer do Estágio Docente do curso de Pedagogia da UFRGS. A análise do contexto singular da relação com uma turma de alunos, em uma determinada escola, em um momento de planejamento e execução de Projeto, caracteriza-a como um estudo de caso de inspiração etnográfica, o qual é interpretativo, crítico e reflexivo (SARMENTO, 2003). Estes movimentos possibilitam perceber a importância de um planejamento articulado aos saberes dos alunos para (re)posicionar os sujeitos, os conhecimentos, o que talvez crie condições para a produção de outros conhecimentos e práticas escolares. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (35846)Tesinas Pedagogía (1360)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License