Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
Fecha
2011Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como obse ...
Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como observações de momentos de contação de história. A partir da análise, os resultados evidenciaram que as professoras possuem visões diferentes sobre a importância da contação de histórias. Constatou-se que a professora que valoriza mais esse momento de sua prática parece ser melhor aceita pelos alunos e, em decorrência, suas contações são mais requisitadas. O estudo revelou também que há espaço para esse tipo de prática na Educação Infantil desde cedo e que os recursos utilizados são apropriados para as práticas de contação de história. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36652)Tesinas Pedagogía (1370)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License