Valores, ética e cidadania : livros paradidáticos para o público infanto-juvenil
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comun ...
Por meio deste estudo foi realizada análise de quatro livros paradidáticos da Coleção Valores, destinados ao público infanto-juvenil, cuja temática está direcionada à conscientização de problemas sociais relacionados à cidadania, à ética e aos valores. O objetivo constitui em problematizar noções de valores e cidadania que circulam nestes materiais destinados ao público infanto-juvenil, saber que elementos estes livros trazem e se é possível através destes exemplares estabelecer um elo de comunicação entre o aluno, o livro e situações vividas em sociedade. O referencial teórico deste trabalho está apoiado principalmente na aprendizagem reconstrutiva defendida por Pedro Demo, nos escritos de Yves La Taille, especialista em Psicologia Moral, em Paulo Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Alguns resultados deste estudo apontam que professores buscam, através destes instrumentos, promover no processo de formação da criança o ato de pensar criticamente em suas ações praticadas em determinadas ocasiões. As imagens contidas nos livros estão associadas a pequenos textos que levam à reflexão do aluno a respeito das situações ali representadas. É possível perceber que os professores utilizam esses materiais para tornar os alunos sujeitos do seu próprio desenvolvimento, materializando, no fazer com os outros, o respeito a princípios discutidos na sociedade e nos espaços familiar, escolar e social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License